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É normal pais e responsáveis terem dúvidas de como ocorre o desenvolvimento auditivo da criança. O bebê chega como uma caixinha de surpresas, trazendo constantes evoluções. E, com elas, a incerteza de saber o que está dentro do esperado, o que é precoce e o qual será o próximo passo.
O desenvolvimento infantil é um processo dinâmico que depende de fatores biológicos, mas também externos, como estímulos e experiências. A quantidade e qualidade dessas vivências auxilia na evolução auditiva, principalmente no primeiro ano de vida.
O desenvolvimento dos órgãos sensoriais ocorre durante a gestação e evoluem após o nascimento. Entre a 20°e a 24° semana de gestação o feto já começa a ouvir. Nessa fase, como é comum já conversar com o bebê (mesmo dentro da barriga), já se dá início a interferência dos pais no processo de desenvolvimento da escuta e da fala.
Os marcos do desenvolvimento auditivo e da linguagem das crianças ocorrem aproximadamente de acordo com esses períodos:
Recém-nascido a 3 meses – Acalma com músicas, voz da mãe e sons moderavelmente fortes; diante de sons mais intensos pode acordar, se assustar, etc; utiliza diferentes entonações no choro e nos sons para se comunicar; expressa-se por meio do choro, sons e gargalhadas; sorri quando alguém está falando na sua frente.
3 a 4 meses – Vocaliza e observa sons.
4 a 7 meses – Percebe a direção dos sons laterais, reconhece a voz materna, grita, produz sons como se conversasse, emite sons vocálicos articulados repetidamente (“aaaa”, “ppp”) e presta atenção quando alguém fala.
7 a 11 meses – Murmura, Reage a sons com agrado ou desagrado; localiza de forma indireta a origem do som vindo das laterais e de baixo, virando a cabeça em direção a ele; reage quando ouve seu próprio nome, pronuncia sílabas.
12 meses – Intensifica balbucios, começa a proferir as primeiras palavras, entende comandos simples, imita a ação de outras pessoas, reconhece seu nome ao ser chamada e, desde 9 meses, já pode compreender comandos verbais simples como “Dá Tchau” e “Bate Palma”;
12 a 15 meses – Compreende comunicações verbais um pouco mais complexas como “Cadê o papai?”; identifica a origem dos sons laterais, de baixo e de cima;
15 a 18 meses– Percebe a direção dos sons, compreende comunicações relacionadas as partes do seu corpo como “cadê a mão?”.
18 meses – Fala pelo menos seis palavras.
2 anos – Forma frases com duas palavras; possui cerca de 50 a 200 palavras no vocabulário; entende frases simples; questiona sobre nomes e funções.
3 anos – Constrói sentenças e é possível compreender tudo o que ela fala, sendo comum erros gramaticais.
4 anos – cria histórias, compreende regras e jogos simples.
5 anos – Articula com clareza frases completas e todos os fonemas da língua.
É importante ficar atento ao desenvolvimento da criança, pois problemas auditivos podem causar dificuldades a longo prazo, como desafios no aprendizado escolar, dificuldades do uso da fala e interferência no bem-estar social. Os marcos de desenvolvimento aqui mencionados podem ter caráter aproximativo e servem como guia para observar. Porém, caso haja a desconfiança de que algo não está correndo bem com a criança, deve-se procurar um profissional da saúde que fará a avaliação adequada e dará instruções de como deverá ser a conduta com ela. Metade dos casos de deficiência auditiva pode ser prevenida ou ter efeitos minimizados se a intervenção profissional for iniciada de forma precoce.
Este conteúdo tem caráter informativo. Para mais detalhes e para saber como proceder no seu caso, procure um profissional da saúde relacionado à questão a qual deseja se aprofundar.
FONTES:
LEDESMA, Alleluia Lima Losno. Marcos do desenvolvimento da infância: aspectos auditivos e visuais. In: UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Atenção à Pessoa com Deficiência II: Mulheres com deficiência, saúde bucal da pessoa com deficiência, pessoa com acidente vascular encefálico, pessoa com traumatismo cranioencefálico, pessoa com paralisia cerebral, reabilitação visual, Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e Triagem Ocular Neonatal (TON). Atenção na identificação precoce de deficiências em crianças por meio de Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e Triagem Ocular Neonatal (TON). São Luís: UNA-SUS; UFMA, 2022: https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/24783/1/PDF%20Marcos%20do%20desenvolvimento%20na%20inf%C3%A2ncia%20-Aspectos%20auditivos%20e%20visuais.pdf
Conselho Federal de Fonoaudiologia: https://fonoaudiologia.org.br/comunicacao/desenvolvimento-da-linguagem-e-auditivo-da-crianca/
Faculdade de Medicina/ Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais Cartilha destinada a fins acadêmicos e informativos relacionada a disciplina de Introdução à Audiologia Belo Horizonte, Junho de 2021: https://www.medicina.ufmg.br/fon/wp-content/uploads/sites/26/2021/11/Desenvolvimento-Auditivo-para-educadores-e-profissionais-da-saude.pdf